Xampu – Volume 1: O bom, o mal e o feio da juventude.

A adolescência é uma época cheia de conflitos, momentos bons e ruins, aproveitando a via ao máximo sem medo do amanhã ou se caindo em conflitos pessoais sobre a vida. Em 2016 pelo selo Stout Club, Panini republicou a obra que representa muito bem as grandes desventuras e aventuras de um grupo de amigos que viveram em uma época onde as tribos de metaleiros eram como nos filmes da Decada de 90, o contato  através de um apartamento barato sem nenhum luxo ou mesmo limpeza (cigarros 24 horas)  onde todos se encontravam na cidade dos céus cinzas. Xampu – Lovely Losers.

XampuVolume1

É quase um autorretrato

Escrita e desenhada por Roger Cruz, Xampu – Volume 1 (Originalmente publicado em 2010 pela Devir) recria o cotidiano sobre um grupo de “metaleiros” paulistas no final de 80 para 90. O quadrinho de inicio apresenta para o leitor a ambientação “quadrinhos, drogas e rock n roll” de um grupo de amigos que “sobrevive” de encontros em um apartamento suburbano (baratex). A narrativa segue em formato episódico contando a historia de cada um dos jovens sobre a época onde os interesses futuros eram apenas o show de suas bandas, conversas sobre “pegação”, quadrinhos e fitas cassete de suas bandas favoritas da época. Um misto de felicidade e melancolia, tudo apresentado faz o leitor sentir que aquilo realmente aconteceu ou até se identificar com os casos mostrados na revista. Por mais que seja uma historia simples porém tocando, o que brilha aqui é a psicodélica arte de Roger Cruz. Cruz usa uma quadriniziação dando bastante atenção para o ambiente e as expressões dos personagens no primeiro capitulo, as passagens de texto fora da caixa incorporando muito bem o que Gil Kane fez em Blackmark (Gil Kane, Archie Goodwin, 1971). Na visão do personagem Max, é mostrado basicamente tudo que precisamos saber para ler o resto da obra, a ambientação suja e bagunçada cheio de cigarros no chão, posters de filmes dos anos 80, coleções de vinis e revistas em quadrinhos, pessoas sujas que nem sempre os próprios protagonistas conhecem.

tumblr_nys7ejwChR1rknkwio1_1280

A doce nostalgia ver este quadro

 

 

O autor nos apresenta 7 personagens diferentes que lembram muito pessoas que podemos conhecer nesta fase da vida:

Raquel: Dona de um longo cabelo enrolado preto que vive de cara emburrada, protagoniza o primeiro capitulo da revista, é uma típica garota rebelde que se envolve com pessoas como ela, fumante e costuma ser grossa de uma forma que acha que é maneiro ser assim. Apaixonada pelo Sombra, ela não liga as milhões de garotas que ele se envolve pois nenhuma delas é namorada dele, ela só quer saber de curtir.

Sonia: Infeliz, segue o mesmo caminho de Raquel, a diferença é que Sonia não é tão impulsiva quanto a amiga.

tumblr_oehcbk4UJt1rknkwio1_1280

Raquel e Sonia

Sombra: O mais velho do grupo e mais popular do grupo, encanta o coração de quase todas as garotas que passam pelo apartamento e durante os shows de sua banda de quinta categoria chamada The Suckers que faz um sucesso até bom para o meio social que ele vive. Vive de cara suja e tem cabelos sobre o rosto, barba mal feita e beiços enormes o dando sempre uma cara de alguém sujo que não liga pra nada. Sombra é uma perfeita representação da pessoa que nunca cresceu e tentou viver sua juventude mesmo depois de velho quando as responsabilidades começam a bater e seus amigos começam a crescer e deixar de lado a vida vagabunda.

Nicole: A mais nova, uma garota insegura, teve um caso com Sombra e isso resultou na personagem que vamos conhecer na HQ e seu relacionamento com Max. Apesar de ser a caçula, ela foi a que seguiu mais cedo uma vida fora da já dita no apartamento, amadureceu mais cedo que os outros e é uma das únicas que ganham um foco grande no futuro.

tumblr_ohdq2uX6cW1rknkwio1_1280

Sombra e Nicole

Max: Quase um self incert do autor, quase um protagonista, é o que menos segue a vida no apartamento. Por ser “muito na dele”, Max é um personagem calmo e aparentemente conformista, vive uma vida mediana como tradutor filmes pornô. Teve um momento com Nicole mas seu relacionamento com ela nunca foi além de uma amizade porém ele mantém sempre desejos com ela. Ambos protagonizam uma sequencia excelente que faz ter vontade de abraçar Roger Cruz por ser alguém tão criativo.

tumblr_nc7pddMPK41rknkwio1_1280

Max traduzindo um pornozão

 

Pedrão: Não há muito que dizer sobre o Pedrão, ele é basicamente aquele amigo nerd que só pensa em quadrinhos e música. Não protagoniza nenhum capitulo.

Alex: Primo de Sonia, dividia apartamento com Pedro, Sombra e Max, não há muito que dizer sobre ele também. Alex e Pedro vão ter um pouco mais de atenção no Volume 2

photo_2017-04-26_20-40-39

Pedro e Alex. Foto retirada do Volume 2.

Xampu é uma obra que me pegou de jeito pelo fator nostalgia de uma época boa apesar de suas partes ruins e é justamente esse público que essa revista vai ter um efeito completo, para alguém que quer apenas uma HQ para ler ela também continua como uma ótima recomendação.

capa_xampu_fechada_alta-1

A capa original (na foto) era bem mais legal.

Se você curte heavy metal, vai ler isso agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s